Justificativa:
O trabalho com atividades que
resgatem a história pessoal e do grupo de convívio dos alunos conduz à
construção de identidades e à compreensão das relações humanas e sociais ao seu
redor.
Para tanto, é necessário auxiliar os
alunos na compreensão do conceito de cultura e de como ela
pode variar no tempo e no espaço. È importante explicar, por exemplo, que
a cultura é constituída pelos mitos,
pelas lendas, costumes, crenças religiosas, conhecimentos, artes e hábitos de
um povo. Fazê-los compreender que o homem não nasce com sua cultura já
determinada, ele irá recebê-la por meio da vivência com o seu grupo.
Objetivos:
O projeto objetiva desenvolver no aluno:
O projeto objetiva desenvolver no aluno:
·
A percepção de
que ele está inserido na História de sua comunidade por meio de vários
elementos como a família, os costumes entre outros;
· A dimensão mais
global da realidade em que vive e o cerca, como também o aprofundamento do
significado da palavra cultura como
forma de produção essencialmente humana, manifestada em: atos, comportamentos
valores, costumes, criações artísticas, entre outros.
·
A percepção de que estudar História é, para
cada um de nós, uma forma de se descobrir e de se situar no mundo e que
refletir sobre a História e processo de construção humana de forma global e
integrada, em diferentes épocas e espaços, conscientizando-se da diversidade
cultural;
·
Conhecer e
valorizar a pluralidade do patrimônio histórico cultural caicoense ;
·
Reflexões sobre a
finalidade dos estudos históricos, sobre o significado da pesquisa e
interpretação das fontes e dos documentos
históricos a partir do enfoque do que se faz
dele.
Metodologia:
·
A história do meu
tempo (estudo de objetos antigos da família);
·
Exposição em sala
de aula dos objetos selecionados;
·
Visita a casa de
cultura e museu para entender como é feita a preservação da história;
·
Pesquisa sobre a
origem do nome da rua;
·
Resgatar a
memória do bairro e do município;
·
Leitura de
imagens de produções artísticas locais;
·
Bate-papo com artista
da cidade de Caicó;
·
Relatos orais de
familiares dos alunos;
· Pesquisa sobre os
brinquedos e brincadeiras de antigamente fazendo relação com os de hoje.
Conteúdos:
·
Leitura e
releitura de telas de artistas plásticos caicoenses;
·
Leitura de
fotografias;
·
Bate papo de
escritores e artistas da terra;
·
Relatos orais
·
Passeio cultural;
·
Brinquedos e
brincadeiras antigas e atuais;
·
Costumes
vivenciados na cidade;
·
Lendas,
superstições e cantigas;
·
Cantadores de
cordel.
Avaliação:
Será realizada de forma contínua, levando-se
em consideração a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas.
Culminância:
Encerramento com todos os artistas que participaram e exposição dos trabalhos dos alunos.
ARTISTAS QUE JÁ VISITARAM A ESCOLA - ANO 2012
ARTES PLÁSTICAS
ADONAY
ARTISTAS QUE JÁ VISITARAM A ESCOLA - ANO 2012
ARTES PLÁSTICAS
ADONAY
Nenhum comentário:
Postar um comentário